terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo capítulo de livro publicado nos Estados Unidos - sobre m-learning

O capítulo de livro, de membros do grupo de pesquisa, fala sobre experiências concretas de m-learning - acesse o livro na íntegra, gratuitamente no Google Books AQUI

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVO LIVRO DE PESQUISADORES DO GRUPO: M-LEARNING E U-LEARNING



Já está nas bancas o novo livro escrito pelos pesquisadores do Ubi_Business - Amarolinda Saccol, Eliane Schlemmer e Jorge Barbosa,  lançado pela Pearson Education Brasil.
Título: "M-LEARNING E U-LEARNING: NOVAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM MÓVEL E UBÍQUA" - o livro fala sobre as aplicações das tecnologias móveis, sem fio e ubíquas aos processos de ensino e de aprendizagem, tanto os processos de educação formal como corporativa, trazendo conceitos, casos e exemplos práticos dessas novas modalidades educacionais.

Acesse o site do livro em:
http://www.pearson.com.br/livro.asp?isbn=9788576053774&cod_campanha=&cod_conv=&cod_acesso=

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EVENTO SOBRE MOBILIDADE DA CIO MAGAZINE

Acontecerá agora, dia 18, via web. Veja detalhes em:
Comprehensive View of Enterprise Mobility – Pains, Devices & Management

Date: Thursday, November 18, 2010
Time: 12:00 PM ET / 9:00 AM PT
 
http://www.cio.com/webcast/629763/Comprehensive_View_of_Enterprise_Mobility_Pains_Devices_Management

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novo projeto de Pesquisa aprovado na CAPES: Comunidades de Negócios Ubíquas

O grupo Ubi_business tem mais um projeto aprovado em seu portfólio, desta vez com financiamento da CAPES (http://www.capes.gov.br/), no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2010.

O projeto se chama: “Tecnologias da Informação para a otimização da competitividade em arranjos interorganizacionais: o estudo de uma Comunidade de Negócios Ubíqua (CNU)” 

Eis um resumo do projeto:

A questão dos relacionamentos interorganizacionais é um tema atual e que tem grande interesse por parte de governos, por ser uma forma de promover o desenvolvimento de regiões e setores. Uma maneira de se promover tais relacionamentos é por meio da aplicação de Tecnologias de Informação para apoio a esses relacionamentos, como é o caso de Comunidades de Negócios Ubíquas (CNU). Uma CNU pode ser definida como uma comunidade de negócios apoiada por uma aplicação computacional que visa promover a sua interação de forma ubíqua, isto é, provendo serviços de informação, comunicação e transações comerciais disponíveis em qualquer lugar (através de diferentes plataformas computacionais), a qualquer momento (permitindo interações síncronas ou assíncronas) e sensíveis ao contexto (localização, necessidades informacionais, demandas de tempo, perfis de usuários).  Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar de que forma uma CNU pode colaborar para ganhos de competitividade de um arranjo interorganizacional. Para se atingir esse objetivo será empregado o método de Estudo de Caso (YIN, 2001) com entrevistas semi-estruturadas, observação e análise de documentos e demais evidências sobre a interação de organizações em uma Comunidade de Negócios Ubíqua. O projeto permitirá observar e estudar a interação entre os componentes de um arranjo interorganizacional dentro de uma CNU, gerando subsídios para o campo de estudos interorganizacionais. A pesquisa proposta se alinha com os desafios de empresas, arranjos e governo no que se refere ao aperfeiçoamento, geração de inovações e manutenção de arranjos interorganizacionais.

Equipe envolvida: Eduardo Rigoni, Amarolinda Saccol, Yeda Souza, Jorge Barbosa, Cristiano Costa, Silvio Cazella, Luiz Gonzaga da Silveira Jr.
Mais informações sobre o projeto: ubibusiness@gmail.com

Cresce a oferta de soluções móveis para Gestão (Computerworld)

Veja reportagem completa na Computerworld:
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/10/25/cresce-a-oferta-de-ferramentas-de-gestao-em-plataforma-movel/paginador/pagina_2

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Human Mobile - Empresa membro do grupo de Pesquisa está entre as que mais crescem no Brasil

A empresa Human Mobile, membro do grupo de pesquisa, é a  8ª empresa que mais cresceu no Brasil no período, sendo a 1ª do RS, com um crescimento de 495% entre 2007 e 2009, de acordo com o Ranking da Revista Exame PME. Veja o ranking completo Aqui:


A empresa também foi tema dessa reportagem do Baguete:

Parabéns a toda equipe da Human por essa grande conquista!

Mais um passo para o ubíquo...

Como podemos aumentar o toque e o tato na experiência de uso dos dispositivos móveis?
Eis um exemplo @ Fabio Junges (ABYZ TI):
http://www.ted.com/talks/fabian_hemmert_the_shape_shifting_future_of_the_mobile_phone.html

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Referências clássicas sobre computação ubíqua aplicada a negócios

Aqui começa uma lista de referências sobre Computação Ubíqua Aplicada a Negócios - Siga o grupo e traga também suas sugestões... Começamos por alguns "clássicos" no assunto
O marco inicial - Mark Weiser - 1991:
WEISER, M. The computer for the 21st century. Scientific American, v.
265, n. 3, set. 1991, p. 66-75.
WEISER, M.; BROWN, J. S. The coming age of calm technology. Disponível
em: http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/acmfuture2endnote.htm>. 
Outros:
WATSON, Richard; PITT, Leyland; BERTHON, Pierre; ZINKHAN, George. 
U-commerce: expanding the Universe of Marketing. Journal of The Academy of  Marketing Science, v. 30, no.
04, p. 329-343, 2002.
ACM. Vol. 45, no. 12, p. 67-73, December 2002.
LYYTINEN, K. & YOO, Y. The next wave of nomadic computing. Information Systems Research, 13(4), 377-388, 2002.
ANCKAR, B. D’INCAU, D. Value creation in mobile commerce: findings from a consumer survey. The Journal of Information Technology Theory and Application (JITTA), v. 4, no.1, p. 43-64, 2002.