O grupo Ubi_business tem mais um projeto aprovado em seu portfólio, desta vez com financiamento da CAPES (http://www.capes.gov.br/), no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2010.
O projeto se chama: “Tecnologias da Informação para a otimização da competitividade em arranjos interorganizacionais: o estudo de uma Comunidade de Negócios Ubíqua (CNU)”
Eis um resumo do projeto:
A questão dos relacionamentos interorganizacionais é um tema atual e que tem grande interesse por parte de governos, por ser uma forma de promover o desenvolvimento de regiões e setores. Uma maneira de se promover tais relacionamentos é por meio da aplicação de Tecnologias de Informação para apoio a esses relacionamentos, como é o caso de Comunidades de Negócios Ubíquas (CNU). Uma CNU pode ser definida como uma comunidade de negócios apoiada por uma aplicação computacional que visa promover a sua interação de forma ubíqua, isto é, provendo serviços de informação, comunicação e transações comerciais disponíveis em qualquer lugar (através de diferentes plataformas computacionais), a qualquer momento (permitindo interações síncronas ou assíncronas) e sensíveis ao contexto (localização, necessidades informacionais, demandas de tempo, perfis de usuários). Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar de que forma uma CNU pode colaborar para ganhos de competitividade de um arranjo interorganizacional. Para se atingir esse objetivo será empregado o método de Estudo de Caso (YIN, 2001) com entrevistas semi-estruturadas, observação e análise de documentos e demais evidências sobre a interação de organizações em uma Comunidade de Negócios Ubíqua. O projeto permitirá observar e estudar a interação entre os componentes de um arranjo interorganizacional dentro de uma CNU, gerando subsídios para o campo de estudos interorganizacionais. A pesquisa proposta se alinha com os desafios de empresas, arranjos e governo no que se refere ao aperfeiçoamento, geração de inovações e manutenção de arranjos interorganizacionais.
Equipe envolvida: Eduardo Rigoni, Amarolinda Saccol, Yeda Souza, Jorge Barbosa, Cristiano Costa, Silvio Cazella, Luiz Gonzaga da Silveira Jr.
Mais informações sobre o projeto: ubibusiness@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário